Sonda vê ‘buraco sem fundo’ em Marte
A Nasa divulgou nesta segunda-feira uma imagem que mostra um buraco gigantesco na encosta de um vulcão em Marte. A foto foi capturada pelo satélite Mars Recoinnassance Orbiter. Crateras parecidas são formadas nas encostas de vulcões no Havaí e agora a agência encontrou uma similar no Planeta Vermelho.
Imagem do Mars Recoinnassance Orbiter mostra caverna perto do vulcão extinto Arsia Mons, em Marte. Buraco com mais de 150 m de diâmetro, é tão profundo que não dá para ver o chão (Foto: Nasa)
A câmera é a mais potente da Nasa que orbita em torno de um planeta. Ela é operada na Universidade Tucson no Arizona. Outras 930 imagens foram tiradas do satélite. elas foram capturadas entre maio e julho.
A composição da superfície de Marte é fundamentalmente de basalto vulcânico com um alto conteúdo em óxidos de ferro que proporcionam o vermelho característico da superfície. Pela sua natureza, assemelha-se com a limonite, óxido de ferro muito hidratado. Assim como na crosta da Terra e da Lua predominam os silicatos e os aluminatos, no solo desse planeta são preponderantes os ferrosilicatos.
Fontes: Gazeta do Povo
G1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário